Pindorama é a terra das palmeiras: açaís, buritis, juçaras, catolés, butiás, carandás… Esse é o nome do Brasil na língua tupy: Pindorama.
Fundada em 2000, a Pindorama Filmes é uma produtora brasileira de conteúdo audiovisual reconhecida por unir excelência artística, inovação narrativa e compromisso social. Ao longo de mais de duas décadas, construiu um portfólio diverso que atravessa fronteiras, linguagens e plataformas — sempre com o olhar atento para a pluralidade do Brasil e os desafios do nosso tempo.
Pioneira no setor, a Pindorama é a primeira empresa carbono neutro do audiovisual brasileiro, com mais de 33 mil árvores plantadas para neutralizar as emissões de suas produções. Essa atitude reflete um pilar fundamental da produtora: usar o cinema como ferramenta de transformação social e ambiental.
Com uma atuação multiplataforma, a Pindorama se destacou por produções como Central da Periferia, Um Pé de Quê?, Fonte da Juventude, Brasil vs Dunga, Cine Marcial, Línguas da Nossa Língua e experiências imersivas em realidade virtual 360º, lançadas em eventos como a COP27, COP28 e COP30.
Ao longo dos anos, firmou parcerias com grandes players como HBO, TV Globo, Warner Bros. Discovery, Museu do Amanhã, Globo Filmes e Canal Futura, criando obras que ampliam vozes, territorialidades e imaginários. Seu catálogo reúne obras premiadas nacional e internacionalmente, como:
- Santos Dumont (HBO), vencedor do Telly Awards nas categorias Entretenimento e Cinematografia;
- Preamar (HBO), selecionada no FIPA – Biarritz, França;
- Amazônia Sociedade Anônima, premiado no One World Media Awards e no Festival de Alter do Chão; -
- A campanha Árvore Refugiada, ganhadora do Leão de Ouro em Cannes e do Gran Ojo no Festival El Ojo de Iberoamérica.
A Pindorama acredita que contar histórias é semear futuros possíveis. Por isso, segue desenvolvendo conteúdos que tocam, informam e provocam — com qualidade, beleza e responsabilidade.








EQUIPE

Estevão Ciavatta
Premiado diretor, roteirista e produtor formado em Cinema na UFF-RJ, que acredita que as histórias têm o poder de mobilizar pessoas e transformar realidades. É sócio-fundador da Pindorama Filmes, a primeira empresa brasileira Carbono Neutro na indústria do audiovisual e referência em questões sociais e ambientais. Ciavatta já dirigiu dezenas de filmes e programas de televisão, com destaque para o filme de realidade virtual AMAZÔNIA VIVA - Melhor Filme Festival Planeta, Barcelona 2023; a campanha ÁRVORE REFUGIADA – Leão de Ouro Cannes 2022; o longa-metragem AMAZÔNIA SOCIEDADE ANÔNIMA - One World Media Award 2021 e Melhor Filme no Festival Internacional De Cinema De Alter Do Chão 2020; as séries de ficção para HBO Latam SANTOS DUMONT - vencedor do Telly Awards Entretenimento e Cinematografia 2019, e PREAMAR - seleção oficial do Festival de Biarritz 2013; a série educativa UM PÉ DE QUE? - Melhor Programa de Televisão – Nature Conseracy e SOS Mata Atlântica 2009; e o programa semanal CENTRAL DA PERIFERIA - Melhor Programa de Televisão – APCA 2007. Estevão também liderou a campanha de crowdfunding ``Dá Pé``, uma das 10 maiores do Brasil, que mobilizou 7 milhões de pessoas para plantar 36 mil árvores e ganhou o Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade pela restauração de nascentes e matas ciliares da Mata Atlântica.

Fernando Acquarone
Diretor, editor e roteirista de TV. Após sua formação em Publicidade pela PUC-Rio, Fernando cursou Direção na New York Film Academy, onde dirigiu “The Hunt”, curta-metragem que lhe rendeu uma bolsa de estudos na Fabrica. Durante seus dois anos na Itália, Fernando criou e dirigiu a campanha mundial da OMS contra a tuberculose, protagonizada pelo jogador Luís Figo e dirigiu o curta-metragem “The Duel”, entre outros. De volta ao Rio de Janeiro, Fernando assina a direção e roteiro de “A Volta ao Mundo de Anésio Argenton” para a ESPN e a direção e criação da série internacional “A Bola”, para a Rede Globo.

Renata Carpenter
Produtora com mais de 11 anos de experiência na indústria audiovisual, atuando em curtas e longas-metragens, ficção, documentários, comerciais, campanhas publicitárias, vídeos corporativos e séries de TV. Sua carreira começou com o curta-metragem universitário O Lenço Manchado de Vermelho, selecionado para festivais internacionais renomados como o Festival de Cannes e Camerimage. Posteriormente, Renata foi assistente de direção no longa-metragem MUITOS HOMENS NUM SÓ, vencedor de dez prêmios no Festival de Cinema Cine Pernambuco, além de ter trabalhado em comerciais e documentários produzidos pelas produtoras Conspiração Filmes e Tambellini Filmes. Desde 2016, Renata faz parte da equipe da Pindorama Filmes. Entrou na empresa como assistente de produção e em 2020 assumiu a produção executiva da empresa estando a frente de todas as produções até então.

Bernar Colosimo
Bernar Colosimo é administrador com 9 anos de experiência no setor audiovisual. Formado em Administração de Empresas pela PUC-RJ e com MBA em Gestão Empresarial pela FGV-RJ, atua como controller na Pindorama Filmes , sendo responsável pela gestão financeira, planejamento estratégico, controle orçamentário e estruturação de processos administrativos da empresa. Em Pindorama, Bernar liderou a área financeira com foco na sustentabilidade e eficiência dos projetos, acompanhando todas as etapas de execução orçamentária, prestação de contas e compliance. Atua diretamente na gestão de recursos provenientes de editais públicos, leis de incentivo e investimentos privados, garantindo a supervisão e visão econômica das produções. Com uma visão empresarial sólida e orientação para resultados, contribui de forma segura para o crescimento e a profissionalização da produção no mercado audiovisual brasileiro.

PARCEIROS









